Sobre o Zuim

Zuim.com.br é um espaço para a apresentação de música brasileira. Zuim é um podcast, ou seja, um site que publica arquivos de áudio. É um programa de rádio na Internet, que pode ser baixado em seu computador, tablet ou Smartphone sem nenhum custo. Zuim apresenta PROGRAMAS SEMANAIS que variam em torno de temas recorrentes:

“BRASIL INSTRUMENTAL”: São edições de 50 minutos de música popular instrumental, que apresentam de grandes clássicos a novos talentos. Este espaço se destina à apresentação dos virtuosos do piano e sopro, das cordas e percussão. Nele se enfocam compositores e intérpretes em várias fases da carreira, parcerias de músicos brasileiros e internacionais.

“LEITURA MUSICADA”: Ilustra textos dos nossos historiadores, críticos de música e compositores. Uma leitura viva de mestres como Ricardo Cravo Albin, Sérgio Cabral, Sérgio Augusto, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Jairo Severiano, Paulo Roberto Pires, Tárik de Souza, Myriam Taubkin, Augusto de Campos, José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, entre outros. Zuim apresenta o conteúdo com a trilha sonora correspondente.

“ESSA É PRA TOCAR NO RÁDIO”: Apresenta algumas canções que deveriam ter sido sucesso no rádio e não foram.  Outras eventualmente estiveram nas paradas de sucesso em um dado momento ao longo dos últimos 80 anos. Com essa “trilha”, o programa conta os vários “jeitos” do Brasil. Grandes intérpretes de todos os tempos visitam temas importantes do nosso cancioneiro.

Zuim entrevistará músicos e críticos a respeito de suas preferências, paixões e escolhas, organizando playlists de suas músicas favoritas. Zuim oferece espaço para discussões, críticas e colaborações.  Também está aberto para programas desenhados pelos ouvintes. Utilize nosso email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

PESQUISA, PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: HAYDÉE BELDA

CONSULTORIA: LILIANA ONOZATO

COLABORAÇÃO: DAVID MACARUSO

Zuim.com.br is a space that presents Brazilian music. Zuim is a podcast, or rather, a website that publishes audio files. It’s a radio show on the internet that can be downloaded to your computer, tablet or Smartphone at no cost.Zuim presents WEEKLY PROGRAMS that change around recurring themes:

“INSTRUMENTAL BRAZIL": 50-minute editions of popular instrumental music, presenting everything from great classics to new talent. This space is for piano and woodwind, string and percussion virtuosos. In it, there is a focus on composers and musicians in various phases of their careers, partnerships with Brazilian and international musicians.

“MUSICAL READINGS": This show contains illustrated lyrics and musical texts from our music historians and critics. A live reading of masters such as Ricardo Cravo Albin, Sérgio Cabral, Sérgio Augusto, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Jairo Severiano, Paulo Roberto Pires, Myriam Taubkin, Augusto de Campos, José Miguel Wisnik, and Luiz Tatit, among others. Zuim presents the content with its corresponding soundtrack.

“THIS IS RADIO-WORTHY": This show presents some songs that should have been radio hits but weren’t.  Others made it to the hit parades at a given time throughout the last 80 years. With this “soundtrack,” the show reveals the many “facets” of Brazil. Great musicians from all times visit important topics of our musical history.

Zuim will interview musicians and critics about what they like, their passions and their picks, creating playlists of their favorite songs. Zuim has a space available for discussion, comments and collaborations.  It is also open to listener-designed programming. Send us an email at contato@zuim.com.br.

RESEARCH, PRODUCTION, PRESENTATION: HAYDÉE BELDA

  • O que é Zuim?

    Zuim.com.br é um espaço para a apresentação de música brasileira. Zuim é um podcast, ou seja, um site que publica arquivos de áudio. É um programa de rádio na Internet, que pode ser baixado em seu computador, tablet ou Smartphone sem nenhum custo.

    Zuim entrevistará músicos e críticos a respeito de suas preferências, paixões e escolhas, organizando playlists de suas músicas favoritas. Zuim oferece espaço para discussões, críticas e colaborações.  Também está aberto para programas desenhados pelos ouvintes.

  • Como é a estrutura do programa?

    Zuim apresenta PROGRAMAS SEMANAIS que variam em torno de temas recorrentes:

    “BRASIL INSTRUMENTAL”: São edições de 50 minutos de música popular instrumental, que apresentam de grandes clássicos a novos talentos. Este espaço se destina à apresentação dos virtuosos do piano e sopro, das cordas e percussão. Nele se enfocam compositores e intérpretes em várias fases da carreira, parcerias de músicos brasileiros e internacionais.

    “LEITURA MUSICADA”: Ilustra textos dos nossos historiadores, críticos de música e compositores. Uma leitura viva de mestres como Ricardo Cravo Albin, Sérgio Cabral, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Jairo Severiano, Paulo Roberto Pires, Ruy Castro, Tárik de Souza, Myriam Taubkin, José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, entre outros. Zuim apresenta o conteúdo com a trilha sonora correspondente.

    “ESSA É PRA TOCAR NO RÁDIO”: Apresenta algumas canções que deveriam ter sido sucesso no rádio e não foram.  Outras eventualmente estiveram nas paradas de sucesso em um dado momento ao longo dos últimos 80 anos. Com essa “trilha”, o programa conta os vários “jeitos” do Brasil. Grandes intérpretes de todos os tempos visitam temas importantes do nosso cancioneiro.

  • O que é um podcast?

    Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de áudio (MP3) pela Internet por meio de  um feed RSS . Os arquivos ficam armazenados em um servidor na Internet. Novos programas de áudio são automaticamente baixados para o leitor por um agregador (iTunes, por exemplo), que reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.

    A palavra podcasting é uma junção de iPod, marca do aparelho de mídia digital da Apple, do qual saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor (ou a autora) de um podcast é denominado(a) podcaster.

    Feeds permitem ao assinante do feed lê-lo de seu agregador sempre que um novo conteúdo é publicado. Com isso, ele pode fazer  o acompanhamento e/ou o download automático do conteúdo de um podcast.

    Agregadores são servicos que possibilitam aos usuários assinar diferentes feeds. Um agregador é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo usuário  e se conecta periodicamente,  ou sob comando do usuário,  para verificar a existência de novas atualizações. Subscrever um feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.

    ZUIM é um podcast. O link é  www.zuim.com.br e está disponível para você se inscrever. Faça o download do programa no seu computador, tablet ou smartphone. No  menu do iTunes Store, clique em PODCASTS, assine Zuim e receba atualizações semanais automáticas do conteúdo do programa.

  • Com que frequência Zuim se renova?

    Toda quarta-feira Zuim publica um novo programa. Os programas anteriores ficam armazenados em “Programas Publicados” (coluna da direita) ou em “Índice por Data”(mosaico inferior direito). (Mudar o texto de acordo com as mudanças no site)

     

  • Como ouvir Zuim? Entendendo o player

    No mosaico superior direito, clique na flecha do “player”, se quiser avançar clique com o mouse na barra que desliza, mantenha clicado movendo para a direita.

  • Porque não consigo ouvir uma música isoladamente?

    Para evitar pirataria. Não é possível clicar em uma música específica do playlist para ouvi-la em separado ou fazer um download de uma faixa específica. As músicas estão inseridas na matéria do programa.

  • Zuim recolhe direitos autorais?

    Zuim pertence a categoria "site pessoal na Internet sem receita" e, como tal, pagou taxa mensal ao ECAD ( Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) no momento devido, até que essa exigência fosse suspensa.

  • Zuim está nas redes socias?

    Sim, clique na faixa da direita nos ícones do Facebook, Twitter e Youtube.

     

  • É possível baixar Zuim para o meu computador?

    Sim, na página inicial, no “Programa da Semana” clique no “leia mais”, ao fim do playlist está “clique aqui para baixar esse programa em mp3”. Siga essa instrução e o seu computador deve perguntar onde quer salvar o arquivo, salve em sua pasta de músicas para ouvir quando quiser.